Biografia




LUCIANO MARQUES DE SOUZA




Luciano Marques teve poliomielite com um ano de idade e ficou com paralisia nos membros inferiores. Porém, Luciano nunca se deixou abater. 


"Minha limitação não é o meu limite"


Quando o assunto é acessibilidade e direito das pessoas com deficiência, Luciano Marques é a maior referência regional e uma das mais respeitadas nacionalmente.

Sua trajetória no movimento teve início em 1984, ao fundar e presidir a Associação dos Deficientes Físicos de Santos (ADFISA), formando a 1ª equipe de basquete em cadeira de rodas da Baixada Santista, onde atuou como atleta durante 20 anos sagrando-se tricampeão paulista e vice-campeão brasileiro. 
Ainda na ADFISA, compôs o grupo de bailarinos da CIA de Dança “Arte de Viver” onde praticou dança artística e dança esportiva em cadeira de rodas por 12 anos. Na dança esportiva conquistou por três vezes consecutivas a medalha de bronze no campeonato brasileiro da modalidade. Na artística, participou de vários programas de televisão e festivais, como o “Dança São Paulo de Inverno”, “Passo de Arte”, entre outros. Representou o Brasil no Festival Internacional de “Artes sem Barreiras”, na África do Sul.
Ainda em 1984, participou da fundação do Conselho Estadual para Assuntos das Pessoas com Deficiência, o 1º do seguimento no Brasil. 

Em 1985 realizou o 1º Encontro das Pessoas com Deficiência da Baixada Santista, que o credenciou a participar de vários debates por todo o país sob o tema "O Deficiente e a Constituinte". O documento originado desses encontros serviu como base para criar artigos que tratam especificamente deste segmento na constituição de 1988.

Em 1991 participou da fundação e foi eleito conselheiro do CONDEFI, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Santos. Em 2000 foi eleito presidente deste conselho. 

Em 2001 presidiu a 1ª conferência municipal do segmento, integrando todas as regiões da cidade. Convidado pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, chefiou entre 2005 a 2012  a CODE, Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos.
Representou a região da Baixada Santista como conselheiro do conselho estadual para assuntos das pessoas com deficiência em três gestões 1996 e 2011. Ainda em 2009, foi eleito Presidente do “Núcleo 10” da Região da Baixada Santista e Vale do Ribeira para a gestão 2009/2011.

Foi nomeado para Coordenar a Câmara Temática dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista/CONDESB  na gestão 2010/2012.
Participou da fundação da Federação Paulista de Basquete em Cadeira de Rodas em 1998 e foi eleito presidente para a gestão 2002 a 2004.
Integrante do Núcleo da Inclusão Social do PMDB, destacou-se pela luta por todas as pessoas que são de, alguma forma, excluídas da sociedade. Seja por motivos de deficiência, raça, idade, orientação sexual ou condições socioeconômicas.

Luciano Marques também promove palestras e oficinas em universidades, escolas, empresas em eventos corporativos, abordando vários temas relacionados às pessoas com deficiência, como “Esporte e Dança como ferramentas de inclusão”, “Mercado de trabalho”, “Prescrição de cadeira de rodas”, “Políticas públicas para pessoas com deficiência”, “Sexualidade da pessoa com deficiência”, “Publicidade Inclusiva”, entre outros!

Esta é a vida de Luciano Marques: pensar a acessibilidade de modo universal. Ou seja, lutar para dar condições de acesso à todas as pessoas, nas suas inúmeras necessidades: saúde, educação, emprego, moradias dignas, entre outras.

Pois todos nós temos alguma necessidade especial. E, como cidadãos, temos o direito de supri-las. Por isso, Luciano Marques luta para que a Acessibilidade seja “PARA TODOS”.

Veja o resultado das lutas do movimento das pessoas com deficiência em Santos, em que Luciano Marques é reconhecidamente o grande articulador e líder desse processo:

Turismo e Lazer: Bonde acessível;
Acessibilidade no Aquário, no parque do Emissário Submarino e no Orquidário;
Colocação nas praias de passarelas sobre os canais;
Colocação de passarelas na areia das praias até o mar. Praia para todos;
Cardápios em Braille nos restaurantes de Santos.

Transporte:  Frota de ônibus coletivos 100% adaptada;
ônibus escolares adaptados;

Esportes: Criação da Seção de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes;
Programa “Adote um paratleta”;

Cultura:
Criação do 1º Curso público municipal de Dança em Cadeiras de Rodas do Brasil.

Educação:
Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para professores e funcionários;
Acessibilidade nas escolas públicas municipais.

Saúde:
Agilização do Programa de Doação de Órteses e Próteses.

Urbanismo:
Rebaixamento de guias nas calçadas e colocação de piso tátil para deficientes visuais;
Substituição gradativa do Mosaico Português por piso liso, que é acessível para todos (cadeirantes, cegos, pessoas com mobilidade reduzida, grávidas, idosos);
Cartilha Santos para Todos;
Guia Prático de Acessibilidade.

Assistência Social: Curso de Formação de Cuidadores de Deficientes Físicos.

Empregabilidade:
Formação de banco de currículos especializado em Pessoas com Deficiência;
Criação com parcerias de Centro de Capacitação para Pessoas com Deficiência.

A vida de Luciano Marques é uma prova das infinitas possibilidades que as pessoas com deficiência têm quando seus direitos são respeitados.


Luciano Marques


A inclusão é pra mim, é pra você é PRA TODOS!




0 comentários:

Postar um comentário